Cirurgias

Cirurgias Veterinárias em Cuiabá

Ofertamos aos nossos clientes uma variedade de procedimentos cirúrgicos, que estão divididos em seis grandes grupos, sendo, cirurgias de tecido mole, oftálmicas, ortopédicas, otológicas, neurológicas e odontológicas.

Todos os nossos procedimentos são realizados por profissionais especializados, equipe capacitada e estrutura física composta por centro cirúrgico totalmente equipado para atendimentos de baixa a alta complexidade.

A estrutura comporta atendimentos vinte e quatro horas por dia, sete dias na semana. Dispomos de Médico Veterinário especialista em Anestesia Veterinária que contribui muito para que os procedimentos sejam realizados com maior segurança e qualidade.

A cirurgia veterinária é um procedimento realizado em animais por médicos veterinários. As cirurgias são de fundamental importância na medicina veterinária, pois oferecem uma forma de tratamento para os mais diversos problemas emergenciais, bem como cirurgias eletivas e preventivas.

Cirurgia Geral

São as cirurgias de tecido mole que não envolvem tecidos ósseos, normalmente são realizadas em áreas torácicas e abdominais, sejam elas de propósito diagnóstico ou terapêutico: Cesarianas, OSH (esterilização de fêmeas), Orquiectomia (esterilização de machos), Hérnias, Cistotomias, Gastrotomias, Laparatomia Exploratória, Oncológicas, dentre outras.

Piometra

A piometra é um distúrbio uterino provocado nas cadelas mediado pela progesterona. Esse hormônio atua na manutenção da prenhez e está presente em quantidades enormes após o cio. Acontece que esse hormônio favorece o crescimento de bactérias que normalmente estão presentes na vagina na cadela e que migram até o útero através da cérvix uterina.

A piometra pode ocorrer com ou sem corrimento vaginal, sendo que quando ha corrimento vaginal chamamos de piometra aberta. Quando não se visualiza esse corrimento chamamos de piometra fechada e é o quadro mais sério da doença podendo desenvolver quadros graves de sepse (infecção generalizada) por ruptura do útero e demais complicações como insuficiência renal.

A cirurgia para corrigir o problema é a retirada do útero e ovários a exemplo do que acontece quando fazemos a castração eletiva (a castração opcional), que alías é o único meio de prevenir essa doença. A cirurgia em si, não demanda grandes esforços do cirurgião, mas requer um excelente cuidado pré e pós operatórios devido às complicações sistêmicas que a doença provoca.

Realizamos Diversos Tipos de Cirugias

Perguntas Frequentes

Em fêmeas, o procedimento diminui o risco de câncer de mama. E quanto mais cedo, melhor: 99% das cadelas castradas antes do primeiro cio não desenvolvem a doença. Já em gatas, a castração reduz as chances de câncer de mama entre 40% a 60%.

Já em machos, reduz-se em grande escala os problemas de próstata e evita-se o câncer de testículo, que pode ser fatal.

Cães e gatos machos sentem menos necessidade de marcar o seu território com urina. Seu animal de estimação também pode ficar mais dócil, facilitando a interação e reduzindo situações problemáticas – especialmente entre os que tinham comportamento agressivo antes. 

Não há traumas psicológicos para os pets, e procuramos minimizar os desconfortos físicos pós cirúrgicos realizando um procedimento com rapidez e técnicas atualizadas, protocolo anestésico adequado para cada pet e no pós cirúrgico controle da dor durante o tempo de internação e receitados medicamentos na alta do animal.

Todo procedimento cirúrgico envolve riscos, mas procuramos minimizá-los em nosso centro cirúrgico que está completamente equipado com aparelhos modernos e contamos também com profissionais capacitados para realizar as cirurgias. Nossas cirurgias contam com médico veterinário cirurgião e anestesista que trazem mais segurança durante o procedimento.

Para cirurgias mais simples como castração em animais jovens é necessário o exame de sangue completo, já em animais idosos orienta-se realizar exames cardiológicos além do exame de sangue assim minimizamos os riscos. Em cirurgias mais complexas  faz-se necessário realizar outros exames como Ultrassom, Tomografia Computadorizada,  Raios-x, Endoscopia ou Colonoscopia, cada caso precisa ser avaliado individualmente para que possa ser tomada a conduta adequada.

Todas nossas cirurgias são realizadas com acompanhamento do profissional especialista em anestesia, pois cada pet demanda um protocolo individual de anestesia.

Antes de cada procedimento cirúrgico recomenda-se jejum completo, pós cirúrgico se o procedimento não envolver a parte gastrointestinal do animal a alimentação será liberada sem restrições.

Quer agendar um horário para o seu pet?

Entre em contato conosco!

×