Ortopedia

Ortopedia Veterinária em Cuiabá

A ortopedia veterinária em pequenos animais é uma especialidade essencial que se concentra no diagnóstico, tratamento e reabilitação de problemas relacionados ao sistema musculoesquelético dos pets. No Clube dos Bichos, em Cuiabá, contamos com uma equipe de profissionais altamente qualificados para avaliar e tratar lesões ortopédicas, garantindo que seu animal tenha uma vida ativa e saudável.

Diagnóstico e Avaliação ortopédica na veterinária Clube dos Bichos

O processo ortopédico começa com uma avaliação cuidadosa. As queixas mais comuns que recebemos envolvem doenças articulares e lesões que impactam a mobilidade do animal. O primeiro passo é observar os sinais clínicos de claudicação, que se referem à dificuldade de locomoção. O médico veterinário realiza um histórico de saúde detalhado, permitindo que o animal se mova livremente para identificar qualquer limitação.

Durante essa avaliação, são observados sinais de claudicação e possíveis atrofias musculares. É fundamental examinar o desenvolvimento muscular e determinar qual membro foi afetado. Após essa análise preliminar, o veterinário realiza a palpação do membro e conduz exames complementares, como radiografias, para confirmar o diagnóstico e o grau da lesão.

Tratamentos e intervenções

Após o diagnóstico, o veterinário determinará o tratamento mais adequado. As opções podem incluir:

• Imobilização: Uso de talas ou gessos para estabilizar fraturas.
  • Fisioterapia: Técnicas de reabilitação para fortalecer os músculos e melhorar a mobilidade.
  • Cirurgias ortopédicas: Procedimentos cirúrgicos para corrigir lesões mais graves, como fraturas complexas e deslocamentos articulares.

A experiência prática do médico veterinário é crucial na ortopedia. A habilidade cirúrgica e o conhecimento das complicações comuns são fundamentais para garantir a segurança do animal durante os procedimentos.

Importância da Ortopedia para a Qualidade de Vida

A ortopedia em pequenos animais não se limita apenas ao tratamento de lesões. A saúde musculoesquelética é vital para a qualidade de vida dos pets, especialmente considerando que muitos deles estão vivendo mais tempo e desfrutando de um ambiente familiar mais acolhedor. Os tutores esperam que seus animais alcancem a velhice com bem-estar e mobilidade.

No Clube dos Bichos, estamos comprometidos em oferecer as melhores práticas de reabilitação e cuidados ortopédicos. Nossa equipe está sempre atualizada sobre os avanços mais recentes na área, proporcionando atendimento de alta qualidade.

Reabilitação e Cuidados Pós-Cirúrgicos

A reabilitação é uma parte fundamental do tratamento ortopédico. Após uma cirurgia, o acompanhamento é essencial para garantir que o animal se recupere adequadamente. Nossos veterinários elaboram um plano de reabilitação personalizado que pode incluir exercícios, terapia física e monitoramento contínuo da recuperação.

Por que Escolher o Clube dos Bichos?

Escolher a Clínica Veterinária Clube dos Bichos para os cuidados ortopédicos do seu pet significa optar por um atendimento diferenciado e especializado. Contamos com uma infraestrutura moderna e tecnologia de ponta para realizar diagnósticos precisos e tratamentos eficazes. Nosso compromisso é proporcionar ao seu animal a melhor qualidade de vida possível.

Se você notar qualquer sinal de desconforto ou dificuldade de locomoção em seu pet, não hesite em procurar nossa equipe. Estamos aqui para ajudar seu amigo de quatro patas a voltar a se movimentar livremente e aproveitar a vida ao máximo!