Neurologia

Neurologia Veterinária em Cuiabá

A neurologia veterinária é uma especialidade fundamental que se dedica ao diagnóstico e tratamento de doenças e distúrbios relacionados ao sistema nervoso central e periférico de cães e gatos.

No Clube dos Bichos, localizado em Cuiabá, nossa equipe é composta por profissionais altamente especializados, prontos para oferecer o melhor cuidado e atenção às condições que afetam o cérebro, medula espinhal, nervos e outras estruturas nervosas dos pets.

Entenda mais sobre as nossas atuações!

Quais doenças a neurologia veterinária trata?

As condições neurológicas em pets podem variar bastante, e algumas das mais comuns tratadas em nossa clínica incluem:

Hérnia de Disco

Essa condição ocorre quando um dos discos que amortecem as vértebras se desloca, causando dor intensa e, em alguns casos, paralisia. O tratamento pode envolver terapia conservadora ou cirurgia, dependendo da gravidade do caso.

Epilepsia

A epilepsia é uma doença crônica caracterizada por convulsões recorrentes. Com um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado, muitos pets podem levar uma vida normal e ativa.

Doenças Neuromusculares

Essas doenças afetam a comunicação entre os nervos e os músculos, resultando em fraqueza e dificuldade de locomoção. O tratamento pode incluir medicações e fisioterapia.

Lesões na Medula Espinhal

Lesões por trauma ou doenças degenerativas podem afetar a medula espinhal, levando a uma série de sintomas, incluindo dor, fraqueza e perda de controle da bexiga. A intervenção precoce é crucial para a recuperação.

Traumas Cranianos

Acidentes podem causar danos ao cérebro e crânio, necessitando de avaliação e tratamento especializado para evitar complicações.

Doenças Degenerativas

Condições como a doença do neurônio motor podem levar a uma deterioração progressiva da função neurológica, exigindo um acompanhamento constante.

Infecções do Sistema Nervoso

Infecções como a meningite ou encefalite podem ocorrer, exigindo tratamento intensivo para garantir a recuperação do animal.

A importância do diagnóstico precoce

O diagnóstico precoce é fundamental na neurologia veterinária. Muitos problemas neurológicos podem ser tratados e gerenciados com sucesso, especialmente quando identificados nas primeiras fases da doença. A detecção rápida dos sintomas e o início imediato do tratamento são cruciais para a melhora na qualidade de vida do pet e podem até salvar vidas.

Sintomas de doenças neurológicas em pets

Os tutores devem estar atentos a vários sinais que podem indicar problemas neurológicos, incluindo:

Convulsões e desmaios: Episódios de perda de consciência e convulsões são alarmantes e requerem atenção imediata.

Dificuldade de locomoção ou fraqueza nas patas: Se o seu animal de estimação apresenta dificuldade para andar ou fraqueza, isso pode ser um sinal de um problema neurológico.

Perda de equilíbrio ou coordenação: A falta de coordenação motora e quedas frequentes podem indicar uma disfunção neurológica.

Mudanças comportamentais repentinas: Alterações no comportamento, como agressividade, apatia ou desorientação, devem ser avaliadas por um veterinário.

Dor ao ser tocado ou movimentado: Se o seu pet demonstra dor ou desconforto ao ser manipulado, isso pode indicar um problema subjacente que precisa ser investigado.

Se o seu pet apresentar algum desses sintomas, é essencial buscar ajuda especializada o quanto antes. Um diagnóstico correto e atempado pode fazer toda a diferença na saúde e bem-estar do seu animal.

Por que escolher o Clube dos Bichos?

No Clube dos Bichos, em Cuiabá, oferecemos um atendimento diferenciado e especializado em neurologia veterinária. Nossa equipe está constantemente se atualizando com as mais recentes técnicas e tratamentos disponíveis, garantindo que seu pet receba o melhor cuidado possível. Utilizamos equipamentos modernos e de última geração para exames e diagnósticos precisos, proporcionando mais confiança e segurança tanto para tutores quanto para os animais.

A saúde do seu pet é a nossa prioridade, e estamos comprometidos em oferecer um ambiente acolhedor e profissionais capacitados para cuidar das necessidades específicas do seu amigo de quatro patas. Se você suspeita que seu animal de estimação possa estar enfrentando problemas neurológicos, não hesite em entrar em contato conosco. Estamos aqui para ajudar!