Vacinação Veterinária em Cuiabá

A vacinação é uma das etapas mais importantes na saúde e bem-estar dos animais de estimação. Na Clínica Veterinária Clube dos Bichos, em Cuiabá, seguimos rigorosamente os protocolos de vacinação para garantir que seu pet esteja protegido desde cedo.

A Importância da vacinação

As vacinas devem ser administradas quando o animal ainda é filhote, iniciando o protocolo após 45 dias de vida. Esse acompanhamento é fundamental para prevenir doenças graves que podem afetar a saúde do seu pet ao longo da vida. O reforço das vacinas deve ser feito anualmente ou conforme indicado pelo veterinário de confiança, garantindo uma proteção contínua.

Posso vacinar meu pet sozinho?

É importante ressaltar que a vacinação deve ser realizada por um veterinário qualificado. Nunca é recomendado que tutores inoculem seus próprios animais, a menos que tenham formação específica na área.

O veterinário possui conhecimento da fisiologia e anatomia do animal e é capaz de avaliar a saúde do pet antes de qualquer procedimento.

Avaliação antes da vacinação

Antes da aplicação da vacina, todos os pacientes passam por uma avaliação completa. O veterinário verifica os parâmetros fisiológicos e a condição de saúde do animal. A vacinação só deve ser realizada se o profissional considerar o pet apto. Esse cuidado é essencial para evitar reações adversas e garantir que a imunização seja eficaz.

Vacinação domiciliar

Na Clínica Veterinária Clube dos Bichos, também oferecemos a opção de vacinação no conforto do seu lar, desde que seja realizada por um veterinário qualificado. Nesse caso, o profissional deve levar as vacinas devidamente acondicionadas e realizar a mesma avaliação prévia antes da aplicação. Essa alternativa é conveniente para tutores que preferem evitar o estresse da viagem até a clínica.

Protocolos de Vacinação para Cães e Gatos

Cães

O dos cachorros inclui vacina V8 ou V10, vacina contra raiva, vacina contra giardia, vacina contra gripe canina e vacina contra leishmaniose.

Gatos

O protocolo para os felinos incluem V3, V4 ou V5 e vacina contra raiva.

Efeitos Colaterais

Assim como a vacinação em humanos, a imunização animal pode gerar alguns efeitos colaterais como a prostração, sonolência, febre, dor e inchaço no local da aplicação.

Em casos raros, animais mais sensíveis podem apresentar reação alérgica mais forte, o que pode levar ao choque anafilático. Isso reforça ainda mais a necessidade de que o procedimento seja feito por um profissional de confiança. “Observando qualquer sintoma atípico, leve seu pet ao veterinário imediatamente”.

Temos a preocupação de proporcionar aos nossos clientes uma resposta imunológica satisfatória. A cada vacinação nossa equipe médica avalia, primeiramente, as condições de saúde do paciente. Caso apresente algum problema de saúde são feitas as recomendações necessárias até que o paciente esteja em total condição de receber a imunização. Nossa clínica trabalha com as melhores marcas do mercado, gerando assim, uma maior segurança e confiabilidade na prestação dos nossos serviços.

Cartão de Vacinação

Após a vacinação, é fundamental que o veterinário forneça um cartão de vacinação, que deve incluir informações essenciais, como:

• Data da vacina
  • Data de revacinação
  • Adesivo com o nome da vacina aplicada
  • Lote e laboratório que produziu a vacina
  • Data de fabricação e validade
  • Assinatura do veterinário e carimbo com os dados do profissional

Esse cartão é importante não apenas para o controle de vacinas, mas também para comprovar a saúde do animal em situações como viagens ou visitas a creches e hotéis para pets.

Agende a vacinação do seu pet no Clube dos Bichos

A vacinação é um passo crucial para garantir a saúde e a longevidade do seu animal de estimação. Na Clínica Veterinária Clube dos Bichos, nossa equipe está pronta para oferecer as melhores orientações e cuidados na imunização do seu pet. Não deixe de agendar uma consulta e assegurar que seu amigo esteja sempre protegido!

Perguntas Frequentes

As reações às vacinas são geralmente leves, benignas e de curta duração. A maioria regride sem necessidade de tratamento específico e sem complicações. As mais comuns são:
Reações locais: dor, vermelhidão, endurecimento, calor ou arroxeamento no local de aplicação da vacina.

Quando o pet não recebe a vacina na data correta, ele fica sem proteção. Uma vez que não está protegido, pode acabar contraindo uma doença grave.

Sim, vacina viral a partir 90 dias de idade com reforço de uma dose e após anual, e vacina contra raiva a partir 4 meses de idade com reforço anual.

Não. Somente um médico veterinário pode realizar a vacina no seu animalzinho.

Não, somente as vacinas protegem contra alguns tipos de doenças.