A fisioterapia veterinária usa o agente físico como forma de tratamento, analisando os movimentos e a postura do animal e utilizando diversas modalidades para melhorar o processo de reabilitação de lesões nos tecidos, fraturas ou traumas que o animal tenha sofrido ou também como prevenção de problemas de mobilidade ou posturais.
A fisioterapia animal pode ser utilizada com vários objetivos: melhorar o rendimento e o tratamento de lesões musculoesqueléticas que os cães de competição podem apresentar, reabilitação em animais que têm algum tipo de problema ortopédico ou neurológico ou melhorar a qualidade de vida de pacientes com doenças degenerativas, como a artrite, reduzindo a degeneração e tratando os espasmos musculares.Cada caso precisa ser avaliado individualmente para que o médico veterinário escolha a melhor abordagem para atender o seu pet.
A fisioterapia costuma ser mais procurada quando o cão tem algum problema de postura ou mobilidade, porém, ela também pode ser utilizada como prevenção, preparação de cães para competições, tratamento da obesidade junto à dieta, fitness e até para amenizar traumas psicológicos.
Reabilitar, em seu sentido mais amplo, significa restabelecer ou restaurar privilégios anteriores como caráter, reputação ou condição. A reabilitação caminha junto com a fisioterapia, integrando-a e buscando a volta da funcionalidade do sistema afetado.
O Clube dos Bichos tem parceria com médicos veterinários especialistas em fisioterapia veterinária para tratamentos específicos, proporcionando qualidade de vida e bem-estar animal.
A fisioterapia é a ciência que usa o agente físico como forma de tratamento. Portanto, analisa os movimentos e a postura, utilizando diversas modalidades para promover a saúde ou prevenir disfunções.
Proporcionar conforto, aumento da qualidade e expectativa de vida dos pacientes. O tratamento acelera a recuperação pós-operatória e nos casos em que a cirurgia não é uma opção a fisioterapia possibilita a gestão clínica da doença.
Qualquer porte e idade de animais pode realizar fisioterapia? Qualquer animal acometido por patologias ortopédicas e/ou neurológicas, desde filhotes até idosos, pequenos ou gigantes, cães ou gatos, têm indicação para o tratamento fisioterápico.Sim. As especialidades na medicina veterinária vêm crescendo cada vez mais, dando uma melhor qualidade de vida para nossos animais.
Se seu pet está caminhando com dificuldade, sem descarregar o peso em alguma das patinhas, anda “rebolando” bastante ao caminhar, ele pode estar com algum problema ortopédico e deve passar por uma avaliação para correto diagnóstico.
Quer agendar um horário para o seu pet?
Entre em contato conosco!