Para nós, ir ao oftalmologista de vez em quando para ver se estamos enxergando bem ou se devemos usar óculos é algo rotineiro. Já no caso dos pets, o mais comum é que eles passem antes no clínico geral para serem encaminhados a um veterinário oftalmologista.
Portanto, isso não significa que os pets estão menos sujeitos aos problemas de visão. Aliás, é muito comum ouvirmos sobre a cegueira em cachorro quando chegam em uma idade mais avançada.
Ao longo dos anos, diversas doenças oculares frequentes em humanos são também bastante comuns nos pets.
Como dito mais acima, de maneira geral, é o próprio clínico geral quem irá encaminhar o pet para um oftalmologista. No entanto, em algumas situações, a consulta poderá ser agendada diretamente com o especialista, como quando o pet apresenta um ou mais dos seguintes sintomas:
Identificada a doença, o acompanhamento também deverá ser feito com o especialista até o fim do tratamento. Ou, no caso de problemas crônicos, o pet deverá ir visitar uma clínica veterinária oftalmologia de forma regular, seguindo as orientações de intervalo recomendadas por ele.
Quando o mesmo apresentar: Secreção ocular, olhos vermelhos, sensibilidade a luz, lacrimejamento intenso, manchas ou alterações na coloração.
Sim, porém não transmite aos humanos.
Quer agendar um horário para o seu pet?
Entre em contato conosco!